'Capital do Gengibre' no interior de SP tenta retomar o cultivo da raiz
Globo Rural ·
Originário da Ásia, o gengibre é muito utilizado na gastronomia e nas indústrias alimentícia e farmacêutica. Em Tapiraí (SP), município de pouco mais de 8 mil habitantes na região de Sorocaba (SP), a cultura dessa raiz é uma tradição antiga, trazida por imigrantes japoneses no início do século XX. A cidade chegou a ser conhecida como "Capital do Gengibre". No entanto, nas últimas décadas, a produção local vem caindo, devido a doenças, problemas de manejo, êxodo rural e sucessão familiar.